Perfil de Clientes, Público-Alvo e Personas para vender mais!

Perfil de Clientes, Público-Alvo e Personas para vender mais!

Sempre ouvimos que para vender mais é fundamental conhecer o perfil de clientes, as necessidades do público-alvo e identificar personas. Mas você sabe por onde começar?

Muitas vezes você já tem até diversas informações relevantes sobre os seus clientes e possíveis clientes (leads e prospects), no entanto é muito comum se perder e não saber aonde quer chegar e quais outras informações essenciais que precisa saber, diante de muitos dados.

Por esse motivo, o objetivo do post é te ajudar a organizar os dados em etapas para que você possa analisá-los de uma forma mais clara e tirar suas conclusões de como utilizá-las em sua estratégia de forma mais assertiva. Vamos lá?

Podemos organizar as informações referentes ao seu público em duas fases: Público Alvo e Personas.

O que é PÚBLICO-ALVO?

Costuma ser o primeiro passo para uma campanha de marketing. Nesta fase, as informações são mais generalistas, referente a um grupo de possíveis compradores e clientes. Há somente dados estatísticos sobre a faixa etária, gênero, ocupação, região etc.

Normalmente é uma manobra utilizada no lançamento de novos produtos, conhecer o mercado, por exigir menos pesquisa. Assim, com os resultados obtidos, você conseguirá definir campanhas e canais mais efetivos para divulgações.

PERSONAS em marketing?        

Aqui, basicamente temos detalhes sobre o seu público-alvo.

É como se utilizássemos uma lupa em seu grupo de possíveis clientes e observássemos um cliente específico. Ou seja, trazendo comportamentos, interesses, hábitos sobre o consumo mais aprofundados.

Podemos criar um nome fictício para o personagem, facilitando assim uma segmentação mais focada e eficiente.

Conseguimos extrair informações que nos levam a entender qual o melhor momento de oferta, o tipo de linguagem, conteúdo, oportunidades de up sell e cross sell e muito mais.

Por isso, analisar personas, pode ser utilizado em todas as etapas de vendas e de marketing.

Abaixo temos um comparativo visual entre Púlico-Alvo e Personas:

Público alvo versus Personas

Ambos são importantes em diferentes etapas do marketing para identificação do seu cliente ideal.

Enquanto o público-alvo dá informações mais gerais sobre o seu cliente ideal, a persona traz um maior nível de detalhes, que podem ser aprofundados utilizando uma outra ferramenta, Mapa da Empatia.

Quer saber mais sobre o que é esse mapa? Em breve sairá um novo post sobre ele. Fique ligado!

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